sábado, 16 de março de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FERNANDO LOPES, CONSELHEIRO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DO RECIFE SOBRE O SISTEMA DE "RODÍZIO" NO TRÂNSITO EM NOSSA CIDADE

Baseada na entrevista concedida pelo Secretário de Mobilidade do Recife, o Sr. João Braga ao Jornal Diário de Pernambuco "A alternativa foi anunciada pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, durante o I Fórum de Trânsito e Mobilidade Urbana da Fafire, na noite da quinta-feira (14).Segundo João Braga, o rodízio seria aplicado nos horários das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h. Os carros com finais de placa pares seriam impedidos de circular nos dias ímpares e vice-versa. "Os motoristas teriam que sair mais cedo", comentou o secretário.  "

A respeito disso, conversamos com o Conselheiro Municipal de Trânsito e Transporte do Recife, representante dos usuários/condutores que se mostra totalmente contra essa ideia.

1. BLOG F&S: Por qual razão o senhor é contra essa ideia do Secretário de Mobilidade do Recife João Braga?

FERNANDO LOPES: O sistema de Rodízio no trânsito não é uma solução mágica, serve apenas como maquiagem do amplo problema na nossa cidade, que pretende transferir um problema governamental para o cidadão. Está comprovado, conforme o exemplo da própria cidade de São Paulo, que não funciona. Os congestionamentos continuam atordoando os condutores de veículos de passeio e usuários de transporte público, pois muitos condutores acabam por adquirir outro veículo (carro mais barato ou mesmo motocicleta). Observo ainda que, na pista, uma motocicleta termina por ocupar o mesmo espaço de um carro.


2. BLOG F&S: Na sua visão, por que existe esse grande problema de Trânsito no Recife e em grandes capitais?


FERNANDO LOPES: Existem TRÊS grandes pontos. O primeiro é o Governamental, depois econômico e, por último, o socioeducacional. Devido ao aumento da renda per capita, diversas oportunidades de emprego com bons salários, aumentou o poder aquisitivo e impulsionou a compra de veículos (transporte público de péssima qualidade). 

Educacionalmente, O proprietário de veículos não está preparado para oferecer carona a pessoas de sua própria família, por exemplo, diminuindo a quantidade da frota nas ruas. Falo no caso de famílias que possuem mais de dois veículos e, cada membro sai com o seu. A falta de campanhas educativas por parte dos órgãos gestor e fiscalizador colabora em muito com esse fato, em que o condutor (inclusive, de biciclistas, de ônibus, de caminhão) não respeita o pedestre e vice-versa. 

Finalmente vamos falar sobre as falhas do parte do Poder Público. Este tenta responder o mais rápido possível à sociedade, tomando, por isso, atitudes precipitadas. Exemplo disso é o corredor leste-oeste da Av. Boa Vista (governo João Paulo), onde estreitou a via, diminuindo a largura da faixa de rolamento, aumentando as calçadas de ambos os lados. Ora, se eu estreito a pista, ocasiono retardamento do tráfego, originando longos congestionamentos, como se vê diariamente. A falta de construção de vias, falta de transporte público de digna qualidade, ausência do meio fluvial enquanto alternativa de transporte; cito com grande ênfase ainda: pistas esburacadas, retentores de velocidade "a torto-e-à-direita", semáforos em quantidade exagerada (as quais oferecem obstáculos a fluidez). E esse plano de testar o sistema de rodízio será mais um equívoco que trará transtornos sem tamanho.


3. BLOG F&S: Que outra ideia o senhor tem em mente para a melhoria da mobilidade?

FERNANDO LOPES: Construção de vias expressas e semi-expressas, redução de semáforos e dos redutores de velocidade e implantação de passarelas. Estamos dispostos a debater em plenário. O tema é muito mais amplo do que podemos discutir aqui em poucas linhas. Agradeço a oportunidade dada pelo Blog Família e Sociedade para expor ideias e contribuir com a população bem informada.


Agradecemos sua participação, Fernando. Quando quiser estaremos a disposição para o debate. O sr. Secretário João Braga é livre para falar-nos.





3 comentários:

Maria José disse...

É importante frisar que FERNANDO LOPES tem acesso aos órgãos da Prefeitura do Recife: CTTU, DIRCON, a própria sede do Prédio da Prefeitura. Além da ALEPE. Conhece a fundo a Política em nosso Estado, pois nela trabalha desde os 15 anos de idade e contribuiu/contribui em muito para a melhoria do bairro do Jordão em sua totalidade.

Anônimo disse...

Concordo com FERNANDO LOPES.
É uma ilusão esse "rodízio"!
parabéns Valeria!!! nao tinha visto seu blog.
ass: Maércio Lima

Unknown disse...

Obrigada, Maércio. Sua opinião é muito importante. É realmente uma honra tê-lo como meu leitor!